quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUAL É A TUA OBRA?


A palestra mais adequada do Prof. Mário Sérgio Cortella no momento para Itaipu seria “Ética, Indivíduo, Sociedade e Empresa”. Quem tiver a curiosidade que a procure e a assista. “Qual é a tua Obra?” para a atualidade vivida na empresa nos remete diretamente a Bíblia no capítulo 7 de São Mateus, versículo 6: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.”

Infelizmente, o mundo (e nele se inclua a religião) está cheio de suínos existenciais, os quais se alimentam de homens e abominam os tesouros da alma. As pérolas são as verdades de Deus em nós, as mais íntimas e preciosas, que só devem ser compartilhadas com quem lhes dá valor.

O insensato é que abre seu coração e expõe todo o seu interior àqueles que têm no coração a fome e o apetite dos porcos - por lama - e têm ojeriza aos bens do ser.
Veja com quem você abre seu coração!
Veja com quem você divide sua intimidade humana e espiritual!
Veja a quem você serve as preciosidades de seu ser!

“Chegar ao topo e ser reconhecido é agradável, mas a questão é o que se teve de deixar de lado para chegar lá, incluindo a diversidade de vida e, mais, o essencial à vida. Se a pessoa abandona o essencial, ela perde a identidade.
O essencial é o mesmo para todos. É aquilo que não pode não ser, aquilo que dá sentido à vida – na dupla acepção do termo, significado e direção-, ou seja, amizade, lealdade, religiosidade, sexualidade, felicidade, fraternidade, honestidade. Precisamos de sentido para o que fazemos enquanto não morremos, para que a vida não seja vazia e desperdiçada. Difere do fundamental, que apóia o essencial, como carreira e dinheiro.”
Essa frase é do Professor Mário Sérgio Cortella.

E quanto ao livro, o próprio Professor diz: “Minha pretensão não é dar respostas, mas elementos para as pessoas formularem melhor suas perguntas”, pois sempre é tempo de balanço, de rever trajetórias, de refazer escolhas.

E a sua obra, qual é? 


Um comentário:

  1. E a sua obra, qual é?

    otima pergunta, que serve para todas as classes de trabalhadores, mais poucos vao ter coragem de responder, afinal na realizade tudo é bem diferente

    ResponderExcluir