segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ambiente de Trabalho V


Poder Usado com Tirania




Se você tem algum poder sobre alguém, de qualquer natureza, como você o usa? 

Há pessoas que exercem o poder com absoluta tirania, isto é, ao usá-lo, ignoram completamente a vontade, os direitos, a necessidade, o jeito dos menos poderosos na relação. Seja um cliente que tem poder em relação ao fornecedor, seja o contratante que o tem, em relação ao contratado, seja o chefe em relação ao subordinado, o poderoso que ignora o outro freqüentemente usa de pequenos expedientes que causam irritação, frustração, ansiedade ou desconforto. Por exemplo, no meio da reunião ele desvia do assunto e passa a tratar de outros interesses, ao telefone, com alguém de fora. Enquanto isso, lá está o menos poderoso sem fazer nada, ansioso porque tem muitos afazeres que o esperam, sem poder tomar qualquer providência!

Um pouquinho de sensibilidade faz com que a pessoa seja não só mais eficiente mas também mais light e desejada nas relações. 

Não alugue os outros contra a sua vontade, não imponha picuinhas, não use de pequenos caprichos que para os outros não são nada engraçados, enfim, não torture desnecessariamente ninguém. O mundo do trabalho impõe a todos, naturalmente, uma certa dose de sofrimento. Quem tem o poder nas mãos pode minimizá-lo - ou ampliá-lo. 

Quando o sofrimento vai um milímetro a mais que o necessário, por imposição, o outro eventualmente aceita com educação, mas não fica nada estimulado a manter a convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário