quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ITAIPU - CAMPANHA SALARIAL 2011/2012 - 3° DIA DA 4ª RODADA DE NEGOCIAÇÕES (27/10)

Após discutir longamente a proposta, os sindicatos apresentaram suas considerações aos representantes da empresa nesta manhã de quinta-feira.

Após deliberações de ambos os lados da mesa, discussões e alterações de cláusulas, ao final da tarde os sindicatos apresentaram sua posição ao disposto pela empresa como proposta. Os principais pontos de discórdia são a adoção de uma política habitacional que abarque os novos empregados ou, minimamente, o compromisso de que uma discussão seja feita no decorrer do presente ACT, buscando esse objetivo. A mesma situação abarca a extensão do PAMHO aos pais desses novos empregados, reivindicação que também não sensibilizou o CRT e a diretoria até o momento.

Em relação às cláusulas econômicas, a maior diferença reside no abono e ganho real, seguidos pelo vale alimentação/refeição. Também alguns procedimentos administrativos ainda são alvo de debates.

Outra questão que parece carecer de entendimento por parte do CRT, é a diferença entre acordo judicial e ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), ante a insistência dos representantes empresariais de tratar os termos do acordo judicial (ação dos novos empregados contratados com salários abaixo da tabela da Itaipu) dentro do ACT. O acordo judicial e a consequente retirada da ação, não será objeto de deliberação de toda a categoria, e sim, do contingente de "autores" da ação, quais sejam, os substituídos.

Amanhã pela manhã expira o cronograma definido anteriormente para as reuniões do ACT. Sendo assim, em breve teremos notícias sobre as assembléias para deliberação do ACT 2011/2012, para que a vontade soberana da categoria seja manifestada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário